Breve Exposição sobre o Termo “Pentecostes” Autoria: Professor Jean Carlos
De onde vem a ideia de Pentecoste como uma festa?
De acordo com a Bíblia, existia no antigo calendário israelita três grandes e magnificas festas (Ex 23.14-17; 34.18-23): a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas e finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas. A Festa de Pentecostes é uma denominação grega para Festa das Colheitas ou Semanas.
Por que não encontramos a palavra Pentecostes no Antigo Testamento?
Porque o nome Pentecostes está associado a língua grega e uma festa cristã.
Qual seria a palavra adotada pelo Antigo Testamento para esta festa?
Dentre as variações temos em Êxodo 34.22 Vekhag Sâvúô’T (ler-se Virrag Savúôti) que literalmente significa “festa das Semanas” com duração de sete semanas. De início da festa se dá, Sete Semanas depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a colheita do trigo (Dt 34.22; Nm 28.26; Dt 16.10).
Qual seria a palavra adotada pela LXX (Septuaginta é a versão da Bíblia hebraica traduzida em etapas para o grego koiné, entre o século III a.C. e o século I a.C., em Alexandria) para esta festa?
Em grego temos o substantivo no plural ébdomádòn que literalmente indica “semanas” indicando várias semanas, isto é, sete semanas como a ideia da festa.
De onde surgiu a palavra Pentecostes?
Termo exclusivo grego “Pentêcóstês” que aparece em (At 2.1;; 20.16; 1 Co 16.8). O termo grego significa (quinquagésimo); estritamente quinquagésimo (dia); no NT, que tem relação com o hebraico Vekhag Sâvúô’T que era festa da colheita judaica.
Espero a simples e singela exposição do termo, A luz do Hebraico e grego, tenhamos ajudado aos nossos professores de escola dominical para este trimestre.
Muito obrigado pela explicação, muito esclarecedora
Agradecemos seu contato
Muito bom meu nobre mim feliz em poder participar desse grupo o senhor é uma bênção.
Bem vindo
Ótima explicação professor!