Breve Exposição sobre o Termo “Pentecostes” – Autoria: Professor Jean Carlos

Breve Exposição sobre o Termo “Pentecostes” Autoria: Professor Jean Carlos

De onde vem a ideia de Pentecoste como uma festa?

De acordo com a Bíblia, existia no antigo calendário israelita três grandes e magnificas festas (Ex 23.14-17; 34.18-23): a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas e finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas. A Festa de Pentecostes é uma denominação grega para Festa das Colheitas ou Semanas.  

Por que não encontramos a palavra Pentecostes no Antigo Testamento?

Porque o nome Pentecostes está associado a língua grega e uma festa cristã.

Qual seria a palavra adotada pelo Antigo Testamento para esta festa?

Dentre as variações temos em Êxodo 34.22 Vekhag Sâvúô’T (ler-se Virrag Savúôti) que literalmente significa “festa das Semanas” com duração de sete semanas. De início da festa se dá, Sete Semanas depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a colheita do trigo (Dt 34.22; Nm 28.26; Dt 16.10).

Qual seria a palavra adotada pela LXX (Septuaginta é a versão da Bíblia hebraica traduzida em etapas para o grego koiné, entre o século III a.C. e o século I a.C., em Alexandria) para esta festa?

Em grego temos o substantivo no plural ébdomádòn que literalmente indica “semanas” indicando várias semanas, isto é, sete semanas como a ideia da festa.

De onde surgiu a palavra Pentecostes?

Termo exclusivo grego “Pentêcóstês” que aparece em (At 2.1;; 20.16; 1 Co 16.8). O termo grego significa (quinquagésimo); estritamente quinquagésimo (dia); no NT, que tem relação com o hebraico Vekhag Sâvúô’T  que era festa da colheita judaica.

Espero a simples e singela exposição do termo, A luz do Hebraico e grego, tenhamos ajudado aos nossos professores de escola dominical para este trimestre.  

Breve Exposição sobre o Termo “Pentecostes” – Autoria: Professor Jean Carlos

5 pensou em “Breve Exposição sobre o Termo “Pentecostes” – Autoria: Professor Jean Carlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo