JONAS O PROFETA MISSIONÁRIO, APESAR DE TUDO

JONAS O PROFETA MISSIONÁRIO, APESAR DE TUDO - Autoria: Pr. José Fernandes filho

(Artigo publicado na Revista obreiro ano 19 e número 02 de 1996).

Quando lemos o livro de Jonas encontramos  o relato da vida do profeta que tem o mesmo  nome, sendo ele o quinto na sequência dos doze profetas, ficamos perplexos ao notar que seu ministério foi um ministério diferente, e as vezes questionamos o porque desta diferença , sendo que os seus congêneres tinham mensagens proféticas para o seu povo ou a sua nação.

            Lemos na história sagrada que Jonas exerceu seu ministério profético tendo experiências marcante no campo missionário, mesmo contra a sua vontade, desta forma analisando erros e acertos na sua missão entendemos pelo Espirito de Deus que Deus tem um propósito neste particular para que aprendamos com sucesso como fazer missões .

           Mesmo  que Jonas continue sendo profeta e exercendo o ministério que lhe é inerente, descobrimos com muita propriedade que Jornas é um tremendo missionário de Deus, e convém ressaltar que isto é contra a sua vontade.

           Deus nos faz ver que a Sua atenção Divina, Serena e Meiga, amparadora e salvadora não só estava voltada para Israel, seu povo peculiar e eleito, más na sua infinita bondade e misericórdia estava com sua atenção voltada para outro povo.   

  .      Quem era esse povo ?   Era uma nação tremendamente pecadora, uma nação pagã e profundamente materialista.  Considerando sem análise mais acirrada parece ate mesmo que Deus contraria o que havia dito e ensinado, convencionando que Ele Deus grande e poderoso era  o  Deus de Israel seu povo .        

          Más agora,  quando analisamos pela ótica espiritual o seu grande amor nos regozijamos nele e entendemos com uma  clareza limpida e cristalina, o motivo de sua tão grande preocupação com o povo estranho .           

           Analisando a cidade de Nínive que era a capital da Assíria a cidade mais importante no contexto mundial e ate mesmo podia ser chamada de uma vedete internacional no mundo de então, vejamos quem era Ninive…   

.      Nínive que distava da Galiléia 800Km ao Nordeste  tinha uma população aproximada de 500mil habitantes, uma vez que a Bíblia diz que era de 120mil homens, se contarmos com as mulheres e crianças chegaremos aproximadamente à 500 mil.            A definição etimológica de seu nome diz que o termo heb.   Ninewêh ( Em Grego Nínvê : no Clássico Nínos ) é uma tradução  da Assíria – Ninvea  (em babilônico antigo Ninuwa) que pôr sua vez é a transliteração do nome sumério mais antigo ainda NINA Nome da deusa Istar .

          Deus não estava olhando para importância geográfica da cidade, Deus não estava olhando para importância política da cidade, Deus não estava olhando para importância comercial da cidade, Deus não estava olhando para importância intelectual da Cidade.         Más ao contrario da ótica humana que só olha para as vantagens materiais.            Deus o Grande e poderoso Deus Soberano pai das nações, estava assim preocupado com o estado caótico deprimente e carnal daquele povo 

Jn. 4.11 .

         Querendo Deus que aquelas almas  que estavam marchando para o cáus da destruição e fadados a cair no precipício espiritual, fosse restauradas precisava que  alguém os levasse a preciosa mensagem restauradora e salvícola de sua palavra, Assim sendo Deus precisou dos préstimos de um obreiro, para isso comissionou  Jonas para cumprir a sua missão .

         Porque Jonas ?  Pôr que tinha todas as credenciais que um obreiro precisa, tinha carteira de profeta, vasta experiência nesta área, pois lemos em 2oRs. 14.25, que Jonas no reino do norte precisamente no reinado de Jeroboão II ( 793 à 753 A .C . )nesse período Jonas com bastante sucesso exerceu seu ministério profetizou que Israel Venceria grandes batalha e ampliaria o seu território fazendo muitas conquistas e realmente houve grande prosperidade daquele reino.

         Assim é muito fácil e muito bom e aprazível exercer um ministério , sendo muito cômodo pôr que tudo está dando certo. O obreiro é aplaudido, tem prosperidade, tem reconhecimento nacional, honrarias de líder e seu Império até cresce que maravilha.

         Deus sendo universal e magnânimo, e querendo salvar sem acepção de pessoas, olhando também os que estão longe, Ele chama a Jonas e  diz: “Quero que ministre ao povo de Nínive” deixe a prosperidade , a conveniência e saia da sua pátria , de seu povo, de seus costumes, sua cultura e vá para Nínive , pregando a eles uma mensagem de arrependimento ; diga aos idólatras ,aos pagãos, aos hereges, aos materialistas, que estão longe, que o Deus tremendo e misericordioso age na vida do homem através do arrependimento .

         Os Nínivitas atravessavam um período caótico de sua história ; No reinado do rei Assurda III (77l-754 A .C) houve três grandes Pragas,  no ano de 763 houve um eclipse total no sol, que foi verdadeira catástrofe

  para aquele povo sofrendo o resultado do cáus  Espiritual existente.          Aquela grande escuridão denotava a situação espiritual que o país vivia, e Deus que é uniciente sabia que o milagre do arrependimento, deveria começar pela capital, dessa forma contagiando todo país, pôr esse motivo comissionou Jonas  a falar no seu nome àquele povo, entregando a eles uma grande mensagem de arrependimento . Jonas, com quem Deus contava nascido em Gate-Hefer, que se situava no território de Zebulom  localizada na vizinhança de Nazaré, território do povo de Deus,  filho de Amitai.      Qual era a definição de  Jonas? A definição etimológica de seu nome vem do hebreu cuja forma neutestamentária é Iõnas e significa pomba, essa ave tão meiga pura simples e humilde que é universalmente conhecida como símbolo da paz do amor e armonia da humanidade, e biblicamente é o símbolo do espirito Santo, a pomba tem uma particularidade que é súi generes entre os de sua espécie, isto é não tem fel no seu estômago, simbolicamente não tem amargura.      Jonas deveria ser um instrumento de amor paz e armoria  em nome de Deus para outra nação, e sendo cheio do seu espirito, não poderia ter rancor nem raiz de amargura no seu coração .           

         Jonas :  que já vimos o local de seu nascimento e definindo etimologicamente Gate-Hefer, vem do hebreu, Gate = lagar, Hefer = coisa nova, Lagar é lugar de pisar uvas e esmagar azeitonas, isto quer dizer  quem   está no  lagar de    Deus é pisado e esmagado pela grande responsabilidade que têm sobre seus ombros, dele sai suco que é símbolo de gozo para beneficiar vidas e guando é pisado sai óleo que é unção de Deus sobre ele e para o povo e agora Deus pode fazer coisa nova na sua vida e ministério .

         Jonas tinha tudo para obedecer a Deus, isto nos mostra que o crente, mormente o obreiro, não basta ter tudo, se não OBEDECER não dá certo ; quantos tem qualidade, preparo intelectual, conhecimento teológico, uma longa folha de serviços prestados, e ate bons padrinhos, porem se não OBEDECER não dá certo .

         Jonas com todos os predicados que o qualificava, na hora “H” não deu certo isto é não quis obedecer.       Ouviu a ordem direta de Deus, e ate empreendeu uma viagem quem olhasse de fora sem analise mais acirrado diria o homem esta indo Deus lhe mandou e ele esta indo.          Más para onde Jonas estava indo ? infelizmente Jonas estava saindo mas não para obedecer, estava tomando direção oposta a que Deusa lhe ordenará,  não tinha nada em concordança com a ordem Divina nessa viagem.      

  1o. Deus mandou ir 800Km a Nordeste, ele estava indo 4.000.Km a Oeste.

  2o. Deus mandou ir a Nínive na Assíria – Jn. 1.1 . Ele estava indo para Tarsis na Espanha – Jn. 1.3 .

  3o. Deus ordenara para ir a uma cidade em crises sobre todos os aspectos. Ele estava se dirigindo para uma cidade rica, e em ascensão; os anais da história registra que Tarsis era uma cidade litorânea e sua posição geográfica bastante privilegiada, rica em metais, como prata (Jr. 10.9) , ferro , estanho, chumbo ( Ez. 27.12), os quais era exportado para Jope e Tiro (Ez. 27) uma interessante evidência nos vem de Sardenha, onde inscrições monumentais deixadas pelos fenícios, no Século IX, A .C, exibem o nome Tarsis .W.F. ALBRIGHT, te sugerido que a própria palavra Tarsis sugere MINERAÇÃO E FUNDIÇÃO .      

Hoje como Jonas fez muitos que se diz obreiro de valor, e ate mesmo missionário sentem a chamada para países de sua conveniência e comodismo isto é países ricos,  etc. etc. etc…    Poucos sentem a chamada de Deus para ir a países que atravessa crises e dificuldade atrozes .

  4o. A ordem de Deus era para subir, ele desceu.    Ai dos que descem…  diz o Senhor ( Is. 31.31 ).

  5o. Deus manda despertar… (Rm. 13.11), ele dormiu …(Jn. 1.5). 

  Quando o missionário fujão achou que estava tudo bem, olha a tempestade no mar, não devemos questionar, porque a tempestade acontece em nossas vidas, e sim reconsiderarmos aonde desobedecemos  do que estamos fugindo.     Quando fugimos vem o sono do desanimo do comodismo e da negligência, da indolência más Deus dá uma ordem imperativa desperta dormente…(Ef.5.14 ) e olha não nos enganemos Deus tem meios e métodos especiais dos quais ele usa para esclarecer as coisas, ele usa  ate pagãos e jumentas para falar com o homem.

      *  Quem é você ?

      *  D’onde Vens ?

      *   Qual é teu Deus ?

      *  Qual a tua profissão ?

      *   Que fazes aqui ?

Agora  custe o que custar, doa aonde doer, tens que confessar a verdade, o crente atrapalhado, o obreiro atrapalhado é uma desgraça para aqueles que o cerca .      E agora ? O que fazer ?  Agora é a hora de começar a reabilitação : “Lance me ao mar”.

        Querido companheiro cuidado não tome a embarcação errada,  se você o fizer outros irão te desembarcar e te atirar ao mar, e que perigo irás correr .      Jonas é atirado ao mar e engolido pelo grande peixe ;  E agora ? O que resta ? qual a perspectiva de vida ?  Escuridão, fome, choro, desespero e clamor e esperar na misericórdia e bondade do Deus todo poderoso de cuja a presença augusta ele procurara fugir desobedecendo  a uma ordem direta, esperar ser vomitado para agora obedecer, que desconforto,  que humilhação, que mesquinhez,  não precisava nada disso era só ter obedecido a Deus .

         Se Deus tem um propósito em nossa vida, esteja certo ele se cumprirá , queiramos ou não .         Deus mandou um grande peixe engolir Jonas, que segunda ciência era um cachalote, 20m e carnívoro e tem no  maxilar inferior dentes afiados como navalha.        Jonas agora vai fazer a obra, isto após ser vomitado pelo peixe, humilhado, desarrumado mal cheiroso, mas foi e Deus honrou sua palavra ;  a maior mensagem é aquela que Deus manda;  só fale aquilo que Deus mandar e deixe o resto pôr conta dele ele sempre faz o que lhe apraz.

        Cuidado obedeça a Deus, se Ele tem uma chamada para a tua vida deixe que se cumpra a vontade dele na íntegra .            Não importa a cidade não importa o país , não importa a situação do povo ou nação, Deus te mandou ?   Vai em nome de Jesus .

  • Não tomes o navio do comodismo .
  • Não tomes o navio da indiferença.
  • Não tomes o navio da negligência.
  • Não tomes o navio da conveniência.
  • Não tomes o navio dos lucros e segurança pessoal .

Tome sim a embarcação segura onde Jesus possa estar com você e segurando o leme e desta forma seja autêntico missionário.

        Saiba que Deus sempre é exaltado, é o que diz o salmos 46.10.

  • Deus foi exaltado através de Jonas (Jn. 2 .1-9),
  • Jesus citou Jonas quando pregava ( Mt. 12.39-40)
  • Deus foi exaltado através do navio (Jn. 1.5).
  • Deus foi exaltado através do mar (Jn. 1.15).
  • Deus foi exaltado através dos tripulantes ( Jn. 1. 14-16)
  • toda tripulação se converteu.
  • Deus foi exaltado através do peixe ( Jn. 1.17; 2.10).
  • Deus foi exaltado através dos Nínivitas ( Jn. 3. 5-10).

      Deus é o maior especialista em transformar vidas e  faze-las obedientes, cuidado! Deus pode usar meios que não te apetece para que entendas.

Sejamos obedientes a voz do Mestre Amado e Senhor da Seara, só lucraremos com isto guando assim fazemos.       Deus Tem Seus métodos e esses pode não nos apetecer, só que ele faz como ele quer, com quem ele quer  e na hora que lhe convém .

       Jonas após entregar a mensagem, o povo se arrependeu e Deus os abençoou e perdoando seus pecados e,  os fazendo  prosperar, e,  o profeta que deveria ter se regozijado pôr Deus ter confirmado sua pregação, teve uma recaída : Blasfemou, reclamou, e choramingou, veja que fragilidade tremenda. Más, Deus o recuperou novamente, que Deus maravilhoso, é bem verdade que o Senhor usou recursos e ate fenômenos; pois tudo esta sob a sua sábia disposição, na recuperação de Jonas, o mestre usou o sol ; uma planta ; um vento oriental,  e a visão de Jonas que ficou tão pequena a ponto de enxergar a sombra de uma aboboreira e não enxergava a salvação das almas ; más, Deus o ensinou a enxergar direito .         

      Quando olhamos para as coisas vil desta vida, deixamos de ver o extraordinário de Deus, não olhamos para a magnitude da Seara do Mestre que é muito maior e vai além, extrapolando  nossas limitações .

      Por conseguinte sejamos convertidos, não convencidos,  coerentes, não incoerentes ou, relapsos, obedientes e não desobedientes.

Psicanalista Clínico.

Secretário Adjunto da Mesa Diretora da CONFRADESP –  Por 14 anos

Presidente da Comissão de Relações Públicas da CGADB – Por 25 anos

Membro Comissão Vitalícia CONFRADESP.

Pr Emérito CONFRADESP e CGADB.

Pr Cpl 2o Vice Pres MHI- Cmt Nascional MHI.

Escritor e membro da Academia Militar e Evangelica de Letras.

JONAS O PROFETA MISSIONÁRIO, APESAR DE TUDO

4 pensou em “JONAS O PROFETA MISSIONÁRIO, APESAR DE TUDO

  1. Maravilhosa mensagem deste grande homem de Deus, Pr. José Fernandes Filho.
    Louvo a Deus por tua vida pastor tenho aprendido muito com suas mensagem.

  2. Linda e esclarecedora a palavra, edificante, detalhista de grande visão panorâmica da história de Jonas , das atitudes e fraqueza de um profeta, mostrando que o Yaweh produz provisões e segurança em todas missões por ele solicitada.
    Parabéns Pe. JOSÉ FERNANDES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo